domingo, 7 de maio de 2023

Um clássico pode ser atual?

 O que faz um clássico ser um clássico?

Mais do que pertencer a uma escola literária ou a outra, um clássico é definido pelos valores que é capaz de transmitir e por sua capacidade, inesgotável e sempre atual, de nos transformar – e a si mesmo – a cada leitura. Quais são os grandes Clássicos da literatura para você?
Eu estava em dúvida se um clássico pode ser atual. E meu projeto de mito de fêmea-macho em Luzia Homem não deixa de ser atual e contemporâneo sim, pois é um tema universal e não se perdeu no tempo. Continua gerando debate nos dias de hoje. Eu queria escrever sobre O quinze, mas me interessei na minha área de Literatura Brasileira nesse tema de Luzia Homem, sempre presente em conversas e estudos até hoje, Ok? Vim só postar isso. Vida que segue. Essa é minha vida. Quando eu tiver outras novidades boas eu posto. Ok? Somos mais fortes que pensamos e vamos mais felizes que imaginamos. Acompanhem minha vida de executiva cansativa mas feliz. E minha novela do dia a dia. Abraços em todos do mundo que leem meu blog. Abraços. Tchau, tchau!
Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

sábado, 6 de maio de 2023

Vou postar aqui outro textão do Face!

 Bonjour tout le monde!

Eu tenho uma história de superação nos estudos. Não dá para negar isso não. Só o ensino fundamental eu saí do Julia Jorge devendo ciências da oitava e não tinha terminado. Fui fazer ciências do ensino fundamental no ceja Paulo Freire minhas parentas me levaram para assistir a palestra e me matricular para terminar ciências do ensino fundamental no ceja Paulo Freire eu terminei o ensino fundamental em 2002. É tenho o certificado de conclusão do ensino fundamental pelo ceja. É depois em 2004 eu fiz o ensino médio e terminei em 5 anos e ate hoje as pessoas fazem bullying comigo que não tenho nem o primeiro grau. Só o ensino médio que conclui o ceja Paulo Freire modulo por modulo com dificuldade em trigonometria foi osso! E eu terminei o ceja Paulo Freire fiz modulo por modulo do ensino médio com dificuldade.
Depois passei na ufc no Enem no ano do miojo. É estou cursando letras português e francês na ufc e falo um pouco de francês e sou B1 para dar aula de francês tem que ser B2 ou C1 e vou terminar sim como B2. Estou passando do prazo para concluir por isso terminei a graduação 100% EaD na uninter e não subestime o ensino a distancia é osso não é facil e é o mesmo diploma do curso presencial só muda o histórico. É já sou professora de português pelo meu diploma. É vou terminar sim minha graduação em letras português e francês eu não terminei pois tive esse problema que fiz o francês 2 sete vezes. Mas vai dar tudo certo em 2 anos termino passou rápido quando passa a gente acha que passou rápido e 2023 tá aí e em 2 anos eu termino parece longe mas ta em cima. É a luta contínua
Vai dar tudo certo sim.

Deem uma olhada neste textão antigo do Face!

 Estou solteira e sozinha estou bem assim. Continuo achando os homens mais fracos que caldo de bila! Os homens bonitos ou são comprometidos ou são safados ou são gays. Nenhum dos 4 namorados sérios que tive escapa. Eu sou nova e bonita ainda tem muito homem atrás de mim. Eu estava num app de namoro e logico apareceram muitos caras atrás de mim. E eu passei um tempão no site e nunca sai com ninguém. Esses caras querem sexo. E a internet pode ser uma grande roubada. Eu nunca sai com nenhum cara da internet e nem quero. Apaguei o app. Eu quero é sossego. Estou solteira e estou sozinha e ja sou uma solteirona. Mas não estou preocupada com isso. Eu tenho auto estima. E me dou o valor. Estou preocupada sim em terminar minha graduação em letras português e francês na UFC a federal do Ceará e arrumar emprego para dar aula. Estou bem solteira e sozinha. Antes só que mal acompanhada. Eu vou estudar, trabalhar e viajar que é melhor. E a Parábola contínua.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Planos acadêmicos!

 Olá!

Vou falar de coisas boas! Prometo! Eu apaguei aquele textão antigo que eu publiquei hoje nesse blog, pois já tinha postado neste blog antes e prefiro falar de coisas boas como planos acadêmicos. OK? Bem vamos lá! Se conseguir passar numa seleção para mestrado na UFC na federal do CE vou achar ótimo! É que aqui no Brasil é mais difícil até a graduação quanto mais a pós o mestrado e doutorado! Se conseguir um mestrado aqui que é mais difícil de conseguir passar num processo seletivo para mestrado que na Europa, vou achar ótimo fazer um mestrado na UFC na federal mesmo. Bem essa é minha linha de pesquisa:

Linha de Pesquisa 3: Literatura. Mito. Outros Saberes/Áreas Temáticas.

Representações do desejo dos sujeitos dissidentes e minoritários na literatura brasileira contemporânea

E meu projeto seria sobre O mito erótico da Fêmea- macho em Luzia Homem. 

Acho que já tinha postado algo sobre meu projeto de mestrado em Literatura Brasileira e que minha linha é O mito e outros saberes e o mito da mulher macho em Luzia Homem seu aspecto erótico, acho que já postei algo sobre meu projeto. É isso. Era sobre isso que vim postar. Já tem um Dr com um estudo nessa área do mito mulher macho em Luzia Homem e depois que escolhi o projeto sobre Luzia Homem que fiquei sabendo desse estudo desse prof Dr e achei bom que já foi visto eu poderia fazer uma releitura sobre esse tema. É isso. Ainda tenho que terminar minha graduação. Na UECE ou na UFC mesmo. Se terminar na UFC em 2025 caso não passe na UECE eu faço o mestrado na UFC mesmo depois que terminar a graduação que comecei em Letras Português e Francês na UFC mesmo. E minha história de luta e superação nos estudos continua. E a Parábola continua. Vida que segue. E acompanhem minha vida de executiva cansativa mas feliz e minha novela do dia a dia . Quando eu tiver bons assuntos como este para postar eu posto. Somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos. Em tempo se terminar só a UFC Letras Português e Francês na UFC mesmo, faço o mestrado em Literatura Brasileira sobre Luzia Homem mesmo e depois vou fazer o doutorado na Sorbonne, se conseguir uma vaga para dar aula no Liceu Particular ou Público fico por lá na França vou dar aula de Português no Liceu e fazer rapidinho o doutorado na Sorbonne, depois dar aula durante 30 anos no Liceu (dar aula de Português para estrangeiros no Liceu) e depois de 30 anos de serviço na França volto pro Brasil e vou fazer outros cursos depois dos 75 e velha mesmo, com saúde claro, enquanto tiver saúde vou estudar. É sim. Vida que segue. Quando eu tiver mais novidades boas eu posto. Abraços em todos do mundo que leem meu blog. Abraços. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.


Quanto a prova da 1ª fase da UECE! E outras novidades!

 Olá!

Eu vim postar novidades acadêmicas! Puxa os resultados da UECE da primeira fase da prova que fiz dia 30/04 só saem dia 16/05. Tomara que eu passe só vou saber na quarta que vem se passei na primeira fase da UECE. A UECE é liseira eles fazem questão de fazer o vestibular da UECE ainda não aderiram ao ENEM, por a UECE ser liseira fazem questão de fazer o vestibular da UECE e ganhar dinheiro também com o cursinho da UECE. Eu sei disso, a UECE é liseira por isso ainda tem vestibular nem aderiram ainda ao ENEM por isso. ENEM é só a prova. SISU é o sistema que lança no site as vagas para as universidades públicas que têm o ENEM (a prova do ENEM) como seleção para dar entrada nos cursos dessas universidades públicas. A idade é desempate o mais velho ganha quando as notas todas empatam. E a maioria das escolas as universidades públicas já aderiram ao ENEM e eu sei que a UECE ainda não aderiu pois é liseira. Eu fiz Letras na particular e já sou professora de Português. Eu paguei para fazer Letras e não tive greve. A UECE vive em greve e quando regulariza o calendário entra em greve de novo. Na UECE nunca mais teve greve mas vai já ter eu sei. Pois os professores não são valorizados. Um prof dr da Federal hoje ganha 5 mil reais, antes mestre ganhava 5 mil e Dr ganhava 8 mil e era pouco pro que estudou. Pois o Bozo o Bolsonaro psicopata botou para professores mestres ganharem 3 mil e doutores ganharem 5 mil numa federal? Uma vergonha para os professores de carreira. Na minha graduação em letras na federal tinham dois professores doutores de livre docência (livre docência é como o John Nash que era o dono do curso e quando chega no topo da docência em nível superior os outros doutores homenageiam). Um desses professores livre docência na minha graduação era dono da Linguística e todos o chamavam de doido e ele era interditado e eu sou uma das poucas pessoas que o achava normal, ele faleceu de AVC e eu sinto muito a sua falta era meu professor e eu batia longos papos com ele fora da sala de aula no CH1 e era um bom coração e eu amei ser aluna dele foi o meu melhor prof de Linguística esse prof e faz muita falta.Outro professor, uma professora é a dona da literatura e outra livre docência e eu a amo de paixão e fui aluna dela 4 vezes e ela se aposentou e ainda dá aula na UFC e hoje é pós doutora. pós doc não é título é um bônus mas todos comentam que ela é dona da Literatura da UFC. Tem uma prof assim dos cabelos laranjas que é dona do curso de História da UFC que os meninos já disseram. Essa professora de História da UFC é a livre docência do curso de História da UFC. E os meninos disseram que têm vários desses na engenharia, na matemática e etc, no Campus do Pici. Histórias e histórias. O resultado da UECE da primeira fase só sai no dia 16 de maio na quarta que vem e dia 18 na sexta saem locais de prova da 2ª fase da UECE. Tomara que eu passe na UECE! Se não passar eu termino Letras Português na UFC em 2025 de boas. Enfim. Eu queria fazer música no IFCE e não passava, passei no teste de aptidão musical três vezes e outras vezes não passei no processo seletivo mesmo. Eu fiz a Seleção a prova escrita para música ao o prof puxar o gabarito sem eu ter preenchido eu não passei na prova. A mesma coisa que fizeram com meu ex o Primo Perdido quando ele tentou medicina na UFC e ele ia passar se preenchesse o gabarito pois ele sempre quis medicina e estava preparado para fazer a prova e ele morreu de chorar ficou triste quando fizeram a mesma coisa comigo pois ele sabia que foi ruim com ele e ele ficou chateado. Enfim, eu nunca passei em música no IFCE e duas vezes não passei no teste de aptidão musical e tentei 5 vezes para música e era técnico em música o que eu queria no IFCE, quando comecei a fazer os Processos Seletivos do IFCE e UFC e etc. Não passei no técnico em música e eu tentei uma vez Tele EJA pois passei em frente ao IFCE e vi divulgarem o processo seletivo pro EJA, TELE EJA e refrigeração EJA e eu tive interesse em TELE EJA e eu fui me inscrever e vi a divulgação numa terça na quinta já estava me inscrevendo e era 20,00 a taxa de inscrição para TELE EJA e eu fiz e acabei passando em TELE EJA nos classificáveis (fui segundo classificável e fui para a chamada dos classificáveis não sou besta ) e assim entrei em TELE EJA no IFCE e fiz de 2009 a 2013 e quase que quebro a cabeça em Eletricidade CA e Eletrônica Analógica e nem passei em Matemática 4! E eu vi que tinha muita dificuldade eu fiz o ENEM 2012 no ano do Miojo (faz tempo né) e eu passei lá embaixo nos classificáveis em 105º e ainda me chamaram e assim passei em Letras Português e Francês na UFC. O professor de Eletricidade CA disse que sou persistente e ia terminar TELE EJA mas ele sabia das minha dificuldades e quebrava a cabeça para estudar e fazer as provas mas ele disse que eu conseguia, mas que sim o curso TELA EJA é um bocado difícil e que eu fosse fazer Letras na UFC que é superior e é mais a minha área sim. E fiz Letras na UNINTER pois tive esse problema de fazer o Francês 2 sete vezes. E fiz a prova da UECE (vestibular é o novo)  e espero passar pois fiz até o Francês 4 na UFC vai até o 8 estou com medo de jubilar isso sim. Mas se não passar na UECE (tomara que eu passe) eu termino a UFC em 2025 sim. Sou persistente e um bocado esforçada e dedicada nos estudos (sempre fui) e minha história de luta e superação nos estudos continua. Dia 16 sai o resultado da primeira fase da UECE e dia 18 os locais de prova para segunda fase da UECE que vai ser dia 21 e 22. Tá em cima. Eu ainda vou estudar e trabalhar muito ainda e estou na luta ainda. E quem disse que é fácil? Não é. E eu ainda vou ter uma carreira acadêmica e fazer mestrado e doutorado na Sorbonne na França por isso quis francês na graduação, para dar aula no Liceu na França de Português. Já sou professora de Português e ainda vou dar continuidade a minha carreira acadêmica que eu nasci para estudar e trabalhar é isso. E vida que segue. E a luta continua. E a Parábola continua. E vida que segue. Quando eu tiver outras novidades eu posto. Somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos. E acompanhem minha novela do dia a dia e minha vida de executiva cansativa mas feliz. Abraços em todos do mundo que leem meu blog. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire

Hoje é o niver do meu único irmão homem!

 Olá!

Eu dormi às 8h da noite e acordei meia noite e não consegui mais dormir passei a madrugada acordada. Sei que hoje estou feliz pois hoje é o aniversário do meu único irmão homem. O mais velho dos 3 irmãos, único homem. Eu já mandei uma mensagem de áudio para ele, meu irmão dando os parabéns e no grupo da família do whatsapp também. Estou feliz e satisfeita com o niver do meu irmão. Eu o amo muito e é meu melhor amigo homem, por isso meu irmão policial federal sempre foi o meu herói, etc e tudo de bom. Eu amo bem muitão meu irmão! Estou feliz. É isso. Vim só postar isso. Depois faço outras postagens, escrevendo nesse meu blog que é mais um diário online meu e as pessoas visualizam mais minhas histórias (minha novela) e meus projetos acadêmicos, afinal tem poucos coments por se tratar de um diário não tem muito o que comentarem né! Enfim, minha novela do dia a dia e minha vida de executiva cansativa mas feliz continua. E a Parábola continua! E vida que segue. Minha história de luta e superação nos estudos continua. E somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos, quando eu tiver mais novidades de preferência boas como essa eu posto. Abraços e todos do mundo que leem meu blog. Abraços. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Só uma dúvida:- Os livros de papel vão acabar um dia?

 Desde o surgimento dos primeiros leitores digitais há mais de dez anos, há quem diga que os livros físicos estão com os dias contados. Porém, até esse momento a realidade nos aponta que é improvável que o digital substitua papel.

Hoje, quase 10 anos depois, muito ainda se perguntam: – estamos caminhando para o fim do livro impresso? A resposta é “não”. O que prova isso é o avanço nas tecnologias de leitura através de tablets e smartphones que cresceu substancialmente no Brasil e que sequer afetou a indústria de livros.

Qual o futuro dos livros impressos?
O livro impresso não vai desaparecer, tampouco o formato digital vai se tornar exclusivo no mercado. Esta é a opinião de Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA), revelada em entrevista à UNIVESP TV.
Hoje, quase 10 anos depois, muito ainda se perguntam: – estamos caminhando para o fim do livro impresso? A resposta é “não”. O que prova isso é o avanço nas tecnologias de leitura através de tablets e smartphones que cresceu substancialmente no Brasil e que sequer afetou a indústria de livros.
Eu estava preocupada com isso! Eu sou a louca dos livros. Em casa eu tenho minha biblioteca com centenas de livros! Quando me mudo a mudança com livros em caixas vão junto. Então eu já li todos os clássicos (impressos) e falta ler uns lançamentos para fechar minha lista de leitura. Eu estou cheia de coisas para ler e com a leitura atrasada (um pouquinho). Já existem mais de 10 mil livros, já li a maioria (livro didático não conta). Por gostar de ler e de escrever escolhi Letras, que é meu curso, minha formação e minha profissão. Já sou professora de Português (é o que diz meu diploma). E a luta continua. Já tenho uma carreira acadêmica e muito mais pela frente. E quanto mais eu leio mais eu quero ler. Leio de tudo. Até o que eu não gosto eu leio. Ler é viver. Vou ler muito mais. Eu até leio livros digitais. Mas sou um pouco resistente, prefiro os livros impressos. Ok?

Pesquisei no Google e é essa a resposta. Estava na dúvida se o livro impresso está com os dias contados. Afinal sempre vão ter os livros físicos né! Enquanto houver Sol. Um país se faz com homens e livros (Monteiro Lobato). E livros de papel né! Só vim postar essa dúvida que está respondida. Abraços em todos que leem meu blog. Está tarde vou já tomar meus remédios e dormir. Boa noite e boa semana. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.