terça-feira, 2 de maio de 2023

Só uma dúvida:- Os livros de papel vão acabar um dia?

 Desde o surgimento dos primeiros leitores digitais há mais de dez anos, há quem diga que os livros físicos estão com os dias contados. Porém, até esse momento a realidade nos aponta que é improvável que o digital substitua papel.

Hoje, quase 10 anos depois, muito ainda se perguntam: – estamos caminhando para o fim do livro impresso? A resposta é “não”. O que prova isso é o avanço nas tecnologias de leitura através de tablets e smartphones que cresceu substancialmente no Brasil e que sequer afetou a indústria de livros.

Qual o futuro dos livros impressos?
O livro impresso não vai desaparecer, tampouco o formato digital vai se tornar exclusivo no mercado. Esta é a opinião de Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard (EUA), revelada em entrevista à UNIVESP TV.
Hoje, quase 10 anos depois, muito ainda se perguntam: – estamos caminhando para o fim do livro impresso? A resposta é “não”. O que prova isso é o avanço nas tecnologias de leitura através de tablets e smartphones que cresceu substancialmente no Brasil e que sequer afetou a indústria de livros.
Eu estava preocupada com isso! Eu sou a louca dos livros. Em casa eu tenho minha biblioteca com centenas de livros! Quando me mudo a mudança com livros em caixas vão junto. Então eu já li todos os clássicos (impressos) e falta ler uns lançamentos para fechar minha lista de leitura. Eu estou cheia de coisas para ler e com a leitura atrasada (um pouquinho). Já existem mais de 10 mil livros, já li a maioria (livro didático não conta). Por gostar de ler e de escrever escolhi Letras, que é meu curso, minha formação e minha profissão. Já sou professora de Português (é o que diz meu diploma). E a luta continua. Já tenho uma carreira acadêmica e muito mais pela frente. E quanto mais eu leio mais eu quero ler. Leio de tudo. Até o que eu não gosto eu leio. Ler é viver. Vou ler muito mais. Eu até leio livros digitais. Mas sou um pouco resistente, prefiro os livros impressos. Ok?

Pesquisei no Google e é essa a resposta. Estava na dúvida se o livro impresso está com os dias contados. Afinal sempre vão ter os livros físicos né! Enquanto houver Sol. Um país se faz com homens e livros (Monteiro Lobato). E livros de papel né! Só vim postar essa dúvida que está respondida. Abraços em todos que leem meu blog. Está tarde vou já tomar meus remédios e dormir. Boa noite e boa semana. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

Nenhum comentário: