segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Olá! Estou em semana de provas!

 Olá!

Bem! Depois de uns dias sem postar. Estou um pouco nervosa (sempre fui nervosa) e aflita em semana de provas. Minha mãe acha normal quando estou em provas fico assim, ela já está acostumada. Essa semana passada eu estava organizando os papeis e separando os conteúdos, pelo menos fui para as revisões de Francês 4 da graduação e de Italiano 2 da Cultura, mas dei uma estudada de algumas horas ontem (mais de 3 horas pelo menos isso né) em Italiano 2 que a prova é hoje a tarde, Casa de Cultura mesmo a Italiana vê mais o vocabulário em si que a própria gramática, mas na Cultura só passa quem sabe, fora que na oral só passa quem fala mesmo, na prova escrita que é hoje é mais vocabulário, mas tem que ter conhecimento, não deixa de ser difícil e tem que estudar muito, mesmo assim. No Francês 4 eu acumulei conteúdo e por mais que eu sempre passe na prova oral, eu estou com medo da prova escrita mesmo, a prof Dra Ja quer que a gente faça prova bonita, organizada e com letra bonita, minha letra é bem enroladinha e eu rasuro a prova toda e ainda me enrolo com os verbos em francês. Mas eu vou treinar essa organização da minha letra e até eu me esforço para entender minha letra às vezes, mas dá para entender a minha letra, imagina tem gente que acha minha letra bonita e eu sei até dar aula com a lousa bem organizada com os conteúdos, até eu escrevo umas anotações nos meus cadernos que eu e outras pessoas entendem, por ser leão com ascendente em virgem sou muito perfeccionista nas minhas atividades que escrevo na munheca por isso tenho uma letra bem enroladinha que dá para entender e às vezes minha letra sai até bonita e dá para entender minhas anotações. Como escrevi muito na munheca, fiquei com disgrafia (quem pensa mais rápido que escreve) e até para digitar eu tenho minhas dificuldades. E ontem foi dia do Professor, 15 de outubro, quase esqueço. Meu dia e de várias pessoas da minha família. Tenho um irmão e uma irmã profs, eu sou professora de português, minha tia Dra em Farmácia é prof Dra aposentada de Bioquímica da UFRN federal de Rio Grande do Norte, minha prima advogada é prof de Filosofia com especialização em História, meu primo chegou até o último ano de Licenciatura em História antes do confinamento (ele tem uma história de superação nos estudos mais bonita que a minha), meu primo irmão do Prof de História fez Dr em Biologia e é graduado em Licenciatura em Biologia, tenho prima (ex do meu primo-irmão) pedagoga, outra prima (prima irmã na verdade) que é pedagoga é coordenadora de Inglês no Christus, tenho vários parentes na família da minha mãe professores, sem falar que minha irmã mais velha não quis licenciatura em Letras (achou que Letras era subcurso ela preferiu Publicidade na UNIFOR) e hoje teve que fazer Pedagogia online em 6 meses pois tem que ter Licenciatura para ela dar aula na área dela que fez mestrado e doutorado em linguística e tem que ter Licenciatura para dar aula e ela não quis e nossa mãe sempre falou que era para ela ter feito Letras. Letras na família do meu pai e da minha mãe só quem quis fui eu. Atualmente sou a única formada em Letras Português e a única professora de Português e uma das alfabetizadoras. Minha mãe biológica (ela botava o maior boneco e tinha inveja de mim e nem me assumiu como filha até o dia que faleceu nunca me quis), foi a maior pedagoga até hoje da família, ela foi a maior alfabetizadora e a única que trabalhou com educação infantil (infantil 2 crianças com 2 anos até alfa 1º ano crianças de 6 anos), enfim tem professora pedagoga que até hoje tem inveja da minha mãe biológica ter sido essa grande pedagoga a maior pedagoga da minha família e minha mãe se destacou em 10 anos finais da vida dela que ela trabalhou 10 anos como pedagoga, dona de creche e etc. Mas no final das contas fui só eu que quis Letras na família toda. E ainda sou alfabetizadora. Por isso eu fiz Pedagogia (em um ano termino no fim deste ano) e eu até penso que se não conseguir nada abro um reforço escolar e por isso fiz Pedagogia e os pais do alunos cobram que eu tenha Pedagogia até para ser professora de anos inciais do Ensino Fundamental. E inclusive sobre meus planos com estudos e com minha carreira acadêmica e profissional eu entro em maiores detalhes e conto mais sobre isso depois, em outro post. Acabei falando muito de provas, Cultura italiana, graduação em Letras, e professores da família (na família da minha mãe têm vários), na família do meu pai ninguém quis ser professor, tenho até 3 primos médicos e casados com médicos, mas eles só têm especialização, ninguém seguiu carreira acadêmica, como vários na minha família da minha mãe pois na família da minha mãe vários foram dar aula ou para pesquisa e hoje em dia as pessoas nem querem nem fazer graduação e às vezes só têm graduação e nem especialização querem fazer, pois no Brasil não dão valor a quem estuda, no máximo querem que termine o Ensino Médio, às vezes têm um curso técnico e muitos terminam o Ensino Médio e acham que vão arrumar um emprego massa com certificado de Ensino Médio (é doido tá difícil até para min que sou formada), enfim no Brasil as pessoas nem dão prosseguimento aos estudos, com 18 ou até antes vão pro mercado de trabalho como jovem aprendiz (eu nunca tive essa oportunidade eu fui terminar o Ensino Médio com 29 jovem aprendiz é com até 24), fora que eu nunca consegui uma vaga para trabalhar e todos diziam na minha família que eu terminasse o CEJA Paulo Freire e fosse para a graduação, eu terminei aos 29 em 2010, ninguém quis me contratar e então fiz o ENEM e passei para Letras Português e Francês na Federal do CE a primeira neta mulher a passar nesta federal do CE a primeira pessoa da minha família a terminar Letras e a única professora de Português até hoje sou eu com essas titulações. Letras Português fui só eu que terminei até hoje. Letras Português e Francês nem os primos distantes do meu pai fizeram Português e Francês, até pois se acham espanhóis e alguns até arranham espanhol e ninguém quis fazer nem Letras Português e sou a única com Casa de Cultura Francesa completa e fora o pouco que sei aprendi no Francês no CLEC, ainda estou fazendo graduação em Português e Francês e se eu melhorar meu francês e além de já ser professora de Português se tudo der certo para mim posso dar aula de Português na França. Enfim esse meu currículo já é bom, já tenho uma carreira acadêmica mas ainda vou me ministeriar muito mais, mais para a frente. Enfim tenho muito sucesso nos estudos, meu pai acha que sou uma velha que não trabalha e que nem me esforço para passar nas disciplinas da UFC federal do CE, fora que ele acha que todo ano quando tenho reprovações vou jubilar (ainda não jubilei mesmo fazendo Francês 2 oito vezes) e que ele acha que sou um fracasso quando não passei de novo no ENEM e que não me dedico aos estudos por isso as reprovações, aliás ele acha que nunca sento para estudar e nem vê  meu esforço e nem acompanhou nem minha persistência no CEJA Paulo Freire para terminar o Ensino Médio em 2010. Nem vê que leio um monte de livros e passo horas e horas sentada estudando e ele acha que faltam 13 disciplinas para terminar as disciplinas de Francês e do Francês 4 ao Francês 8 ele acha longe. Se eu melhorar meu Francês B1 para B2 eu passando no Francês 4 ao Francês 8 eu termino em 2025 tá em cima. E fora que até italiano na Cultura estou no Italiano 2 para o Italiano 3 e pretendo terminar a Cultura Italiana já sou A2, vou fazer B1  e pretendo fazer o B2 na Cultura Italiana. E na Cultura Francesa terminei o B1 nem fiz o B2 pois eu achava que nem tinha nível para B2, mas vou fazer do Francês 2 ao Francês 7 da Cultura de novo e quando terminar o B1 da Cultura Francesa vou fazer o B2 do francês sim. Vou terminar essa caverna do dragão em 2025 se Deus quiser, já sou B1 eu vou terminar sim Letras Português e Francês na UFC federal do CE, como B2 sim. E estou até mais empolgada com os estudos. Se eu passar no Francês 4 vou me dedicar até o fim deste semestre estudar muito até amanhã vou terminar de revisar e vou fazer a prova escrita do Francês 4 da graduação e se Deus quiser passo no Francês 4 este semestre e sendo assim nem vou para Letras Português e Francês na UECE, caso passe neste semestre de Francês 4 eu continuo na federal do CE. Na UFC só falta 13 disciplinas para terminar. Melhorando meu Francês para B2 e passando no Francês 4 até o Francês 8 e assim eu termino esta graduação em 2025 sim. Tá em cima sim. Estou na graduação na federal desde 2013 então 2025 está em cima. Essa é minha vida. Não consegui emprego fui estudar. Fora que sem maiores detalhes que já dei todos sobre minhas intenções com a graduação em Letras Português e Francês na Federal vou fazer o Francês 4 sim, passando continuo na federal do CE nem vou para UECE, mas ainda penso em fazer o técnico em Música no IFCE, mas ainda quero passar no Francês 4 e este semestre pode dar certo passo sim, mas o técnico em música era o que eu queria mas posso terminar Letras Português e Francês na federal, em 2025 posso terminar se melhorar meu francês e passar do Francês 4 até o Francês 8, dá certo eu terminar em 2025 as 13 disciplinas só que faltam e tendo terminado esta graduação em 2025 vai dar tudo certo sim, eu ainda penso em fazer técnico em música no IFCE, mas vou terminar esta graduação logo, passo no Francês 4 este semestre e depois que terminar esta graduação na federal do CE, depois faço técnico em música no IFCE, em 2025 termino Letras Português e Francês na federal do CE, em 2026 e 2027 faço técnico em música no IFCE e até 2028 faço todos os curso de línguas na Cultura (menos esperanto nem Português) e até Latim na UECE quero fazer e até 2028, em 2029, termino todos esses cursos Latim na UECE e etc e vou fazer o mestrado em 2029, tendo terminado Letras Português e Francês na UFC Federal do CE e até técnico em música vou fazer se terminar em 2025 esta graduação em 2026 e 2027 faço técnico em música no IFCE depois que terminar minha graduação na Federal do CE em 2025. E talvez com todo este percurso de estudos e outros cursos de língua na Cultura eu ainda vou fazer o mestrado em 2029, talvez faça na UFC mesmo ou quem sabe na Sorbonne na França, se eu passar no mestrado em Literatura lá. É sim.  Primeiro tenho que estudar muito hoje ainda o restante do Italiano 2. Depois que voltar da prova eu vou dar uma revisada em Francês 4 da graduação, já fiz o Francês 4 cinco vezes já sei de cor os conteúdos vou dar uma boa revisada já separei os conteúdos e textos os exercícios a serem revisados. Enfim estou meio de saco cheio dessa graduação já me enchi faz tempo, mas vou me esforçar para passar no Francês 4 e terminar logo, melhorando meu francês e passando do Francês 4 ao Francês 8 em 2025 eu termino, dá tudo certo sim. Enfim estudar cada vez mais. Muitos no Brasil têm que trabalhar. Como eu tenho minha pensão eu posso ganhar meu sustento e o que eu fiz nessa vida foi minha luta e superação nos estudos. Nem consegui emprego fui estudar. Então vou continuar meus estudos enquanto tiver saúde e acho que minha garra e vivência combat eu faço 100 anos andando e ainda vou fazer outras graduações depois dos 75 anos aposentada na compulsória. Sem maiores detalhes sobre meu planos ainda vou fazer outras graduações mais para a frente e nasci para estudar e trabalhar sim. E a luta continua. Ainda vou terminar essa Caverna do Dragão. Vou me dedicar sempre aos estudos e estudar cada vez mais. Essa é minha vida. Não consegui emprego, fui estudar. E ainda querem que eu termine essa Caverna do Dragão para provar que eu sei Francês. Mas vou terminar sim, se Deus quiser eu passo no Francês 4 ao 8 e termino em 2025. Tá em cima mesmo. Para quem entrou em 2013 né! E a Parábola continua. Só falo da minha faculdade mesmo que é só isso que eu me dedico e fora que têm gente que tem inveja que falo um pouco de Francês e meus estudos são em Francês e ainda queriam assistir minhas aulas online de Francês no Confinamento e nem eu para entrar na sala online, nem deixaram eu entrar pois estava meia hora atrasada imagina! Enfim e a Parábola continua. Essa é minha vida. E estudar cada vez mais. Estou chata contando vantagem e só falando de meus estudos acadêmicos. Vou ficando por aqui. Vou dar uma boa estudada. Somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos. Abraços em todos do mundo que leem meu blog. Abraços. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

Nenhum comentário: