sábado, 13 de abril de 2024

Estou mais animada e otimista que alcancei o perfil sim no concurso de Caucaia!

 Ola!

Nossa! Estou mais animada e otimista sim! Eu alcancei o perfil sim, segundo minha irmã mais velha. Eu estou lá embaixo, mas alcancei o perfil e vou ter a redação corrigida sim, nesse concurso de Caucaia. Menos mau! Eu nem vou passar nem nada, sei disso. Mas estou mais animada com meus estudos. Vou terminar o Técnico em Música no IFCE e a Caverna do Dragão Letras Português e Francês na Federal do CE UFC sim. E vou ver se termino a Caverna do Dragão, Letras Português e Francês e vou fazer mestrado em Literatura Brasileira na UFC, na Federal do CE sim. Ainda penso em fazer mestrado e doutorado na França e dar aula de Português no Liceu sim. Mas vou ver  todas as alternativas possíveis e vou ver como vai ser. Afinal o ensino no Brasil é muito fraco. Sou uma letrada e sou uma aluna na média, quem se destaca nos estudos e ainda consegue fazer mestrado e doutorado na Europa. Mas conseguir estudos superiores de graduação e pós-graduação, se conseguir no Brasil, na pública ou até na particular, se conseguir aqui é muito mais difícil, é mais difícil eu conseguir um mestrado na federal do CE na UFC até, do que fora, na Europa. E se eu conseguir o mestrado aqui, em Literatura Brasileira na UFC federal do CE, mesmo, vou achar ótimo. Concluir os estudos no Brasil, é tudo mais difícil. E o estudo no nível superior, a graduação e pós-graduação Scricto Sensu que é difícil, tudo muito difícil e temos muitas lutas para concluir sim. E aqui no Brasil é uma realidade inversa, os ricos estão na graduação das universidades públicas e quem não pôde estudar em bons colégios particulares e nem pôde pagar os cursinhos, estão na graduação nas universidades privadas, é uma realidade inversa. Na UNIFOR a faculdade particular mais famosa de Fortaleza, dizem que os ricos estão lá, mas que nada, quem não passou na UFC ou UECE, que faz UNIFOR e a faculdade mais cara é a UNICHRISTUS. O único curso que só os ricos estudam na UNIFOR, é medicina, pois na UNIFOR é só Fies e o único curso que nem tem Fies na UNIFOR, é medicina e têm que pagar as pessoas que passam em medicina, eu passei pois enviei a minha nota do ENEM, me ligaram perguntando se eu queria fazer medicina, eu perguntei se tinha Fies e nem tinha e então agradeci e disse que nem posso pagar e por isso nem posso fazer. E só dá filho de barão na medicina da UNIFOR, pois todos têm que pagar. E na UNICHRISTUS, é mais cara a medicina e ainda aceitam Fies em medicina 50%, que fica caro também. Eu consegui um PROUNI 50%,  na psicologia na UNIFANOR e minha mãe não pôde pagar. Tem gente que bota PROUNI 50% e Fies 50% na UNIFANOR e consegue fazer, pagando só o juros ao longo do curso e depois que termina o curso, parcela o Fies 50%, passa um tempo pagando o curso, que terminou na UNIFANOR. Eu nem sabia desse bisu e nem pude fazer pagando o 50%, fazendo metade de graça. Quem dera conseguir um PROUNI 100%, mas já  me formei na UNINTER em Letras Português, não consigo mais nenhum PROUNI ou Fies nada. Se não fosse PROUNI ou Fies, as faculdades privadas no Brasil todas quebravam. E quem pôde pagar seus estudos na educação básica e conseguiu pagar cursinhos, prefere muito mais a pública, onde têm a elite, os bons alunos das escolas particulares e claro, das escolas públicas, estão todos nas faculdades públicas. Fiz maior parte do Ensino Fundamental na particular e todo o Ensino Médio no CEJA Paulo Freire e eu sou um produto da escola pública sim. E enfim a única redação de um concurso que tirei 10,0 foi as provas pelo CEJA que fiz no Instituto de Educação, atrás do Adauto Bezerra, nem pude pegar o certificado, quando passei nas provas pelo CEJA, pois nem pude pagar o cursinho preparatório que fiz Curso Prof Ayrlei, que a escola fechou e perdoou a dívida e enfim, consegui terminar o CEJA Paulo Freire e peguei o certificado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio também, de graça, os dois e pelo CEJA Paulo Freire. E a luta continua sim. Se passar na UECE para Letras Português e Francês na UECE, faço sim, aproveitando o que fiz na UFC na UECE e termino sim a estadual do CE. E por mais que passe na UECE e termine Letras Português e Francês lá, pretendo voltar e terminar Letras Português e Francês na federal do CE, essa Caverna do Dragão, na federal, sim. E pretendo terminar IFCE, UECE e UFC, se tudo der certo, vou dar prosseguimento e continuar esses estudos sim. Nasci para estudar e trabalhar né. Já sou graduada em Letras Português e já sou professora de Português e vou dar continuidade e prosseguimento, aos meus estudos sim. Vou terminar tudo, se tudo der certo sim. E vou ver se passo na UECE de novo e se faço UECE né. E pretendo sim terminar também, a Caverna do Dragão que comecei e está mais perto que longe, de eu terminar na Federal do CE sim. É sim Vou fazer um esforço primeiro para passar no primeiro semestre do IFCE, de Técnico em Música e claro, passar no vestibular 2024.2 na UECE, é claro. E a luta continua. Minha superação nos estudos continua sim. E nasci para estudar e trabalhar sim. Eu não trabalhei pois estava estudando e minha superação nos estudos continua sim. Se eu terminar IFCE, UECE e UFC vou amar. E se eu passar no mestrado em Literatura Brasileira na UFC na federal do CE vou achar ótimo. E minha luta e superação nos estudos, continua sim. E a luta continua sim. E a Parábola mesmo fugindo dos eixos e saindo do controle, continua sim. Melhor que faço é continuar meus estudos e a luta segue sim. E este é outro meu post, com assuntos acadêmicos de hoje. E com Deus, somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos sim. Abraços em todos que leem meu blog. Abraços em todos. Essa é minha vida, de executiva cansativa mas feliz. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

Nenhum comentário: