terça-feira, 6 de junho de 2023

Sei que Letras na UECE tem mais a ver com Letras na UFC! Mas acho melhor terminar a UFC mesmo que tô perto de terminar!

 Olá!

Ontem a noite fiquei acordada até tarde, não dormi nada! Pois tinha dormido a tarde, a tarde todinha ontem e tive essa insônia a noite. O médico particular que mudou minha medicação passou um remédio acho que é o Divalproaeto e esse anticuvocinante dá insõnia. portanto estou ligada e não dormi nada a noite e hoje a noite vou deitar cedo cansada e vou dormir rapidinho cansada, pois vou para a aula de italiano 2 da Cultura e vou chegar mortinha. Estudar cansa e deixa a gente podre, mas enfim adoro assistir aula e sempre sou frequente nas aulas e gosto de ler e de escrever e estudo pouco em casa às vezes, mas aguento sentar horas e horas para estudar (sou cu de ferro CDF mesmo  uma nerd esqueça), mas estudar cansa sim e eu nasci para estudar e trabalhar.  Estudar cansa e trabalhar também cansa. E eu não consegui trabalho eu fui estudar. Então enquanto eu tiver saúde e u vou estudar e quando eu terminar essa graduação vou trabalhar sim. Enfim minha vida nunca foi mole. E afinal de contas eu só vim postar uma notícia boa. Ontem fiquei acordada até tarde e olhei o site da UECE, eu olhei bem direitinho a matriz curricular de Letras Português e Francês na UECE e têm várias disciplinas da UECE uns 70% eu notei pelo menos um terço do curso já está aproveitado com o que eu fiz na UFC, eu não contei quantas disciplinas que tem na UECE não cursei peraí. Bem! Eu só posso aproveitar 12 disciplinas da UFC na UECE. Ainda faltam muitas disciplinas da UECE para terminar Letras Português e  Francês na UECE. Eu imprimi a matriz curricular só para saber quantas disciplinas faltam da UECE se eu passar na segunda fase. Um amigo meu catequista de Crisma, ele fez Letras Português na UECE e Licenciatura em Letras na UECE ele disse que prepara mais para o ensino e na UFC prepara mais a licenciatura mesmo, para a pesquisa. Eu notei que isso confere, por mais que muitos da Letras na UFC só queiram o diploma de Letras para passar num concurso na área adm mesmo, muitos fazem Letras na UFC e passam para assistente adm na UFC, as pessoas que terminam Letras na UFC vão muitos para a pós graduação (especialização a Lato Sensu mesmo e até a Scricto Sensu o mestrado e doutorado), muitos dos que estudaram comigo na graduação na UFC em Letras estão hoje no mestrado ou até doutorado e alguns ganharam até bolsa de mestrado e doutorado. Com só aproveitei 12 disciplinas na UECE, só faltam 13 disciplinas para terminar Letras Português e Francês na UFC, só 5 semestre se eu for passando termino a UFC em 2025 no segundo semestre de 2025. Ouvi uma história que até na particular se jubila. Mas na pública já é difícil jubilar e na particular enquanto aceitarem e a pessoa pagar pode cursar sim e na particular que não se jubila fácil mesmo, já teve gente que jubilou a particular sim. Mas enfim, na UECE não tem mesmo muito a ver com a UFC, são cursos bem diferentes Letras na UFC e Letras na UECE. E se for para terminar Letras Português e Francês na UFC mesmo, estou mais perto que longe. E vida que segue. Eu vim só postar isso. Minha irmã um pouco mais velha que eu ela ficou botando boneco que eu imprimi a matriz curricular da UECE, pois ela acha que pode imprimir e eu não posso imprimir nada e ela não é compreensiva, mas eu sou compreensiva ela só faz o que ela quer e só pensa o que quer e nunca foi compreensiva e eu sou sim compreensiva. Minha irmã é uma louca, ela nem sabe dizer o que ela tem, quando estão todos conversando eu só escuto a voz dela e quando eu vou falar ela me corta e fora que ela por ser doutora se acha sabichona mesmo e ela sempre achou Letras subcurso sim e ela preferiu Publicidade na UNIFOR e era para ela ter feito Letras, pois tem que ter Licenciatura em Letras para dar aula de Português mesmo, ou Pedagogia com especialização em Língua Portuguesa que Pedagogia é mais para Educação Infantil e os primeiros 5 anos do Ensino Fundamental. Quando minha irmã fala primeiro e segundo grau ela está entregando a idade, pois desde 1998 já era ensino fundamental e médio e eu terminei o fundamental a oitava série (hoje nono ano) em 2000 e já era Ensino Fundamental e Médio. Aliás Ensino Fundamental e Médio o governo federal mudou para essa forma de ensino em 1996 e em 1998 foi implantado pelo governo do estado do CE. E então faz muito tempo. E ENEM foi o Fernando Henrique que criou em 1998, algum coisa ele fez de boa. E o Lula lançou o NOVO ENEM em 2009. Se tornando o ENEM obrigatório até nas faculdades particulares e hoje é tudo ENEM, SISU são as instituições públicas principalmente as federais ofertando vagas no sistema para quem fez o último ENEM. Eu fiz o ENEM do ano do Miojo em 2012 e passei no Sisu para Letras Português e Francês na UFC a federal do CE em 2013, não foi fácil não. E hoje em dia tem Fies e Prouni e se não tivesse esse financiamento ou essa bolsa do governo federal as faculdades particulares todas quebravam. Afinal o melhor corpo docente é o da federal e estadual, da pública mesmo. Até o CH da UECE que estava todo sucateado hoje está lindo com jardins e fizeram uma reforma o governo do estado do CE e o CH da UECE está lindo hoje. E a UFC a federal do CE está melhor que no tempo que fui no Pici e pedi pro guarda para olhar o Campus do Pici e ele disse que estava tudo sucateado e só tinha rato de esgoto, hoje a UFC a federal do CE está bem melhor e tanto a estadual como  federal as duas maiores universidades públicas do CE são umas das mil melhores universidades publicas do mundo. Estão perto de mil mas são muito boas. E a USP é uma universidade pública mantida pelos recursos do governo do estado de São Paulo, não querem dizer que é uma estadual de São Paulo, mas não é uma federal e já tem a UNIFESP que é a federal e a estadual é UNESP, mas a USP podem não dizer que é uma estadual mas é o maior centro acadêmico do Brasil, uma das  200 maiores do mundo e está perto de 200. Mas a USP com sua grandiosidade acadêmica dizem que vive tendo barraco. Na UECE dizem que todo dia tem barraco no Campus maior da UECE o Campus do Itaperi. Até na UNIFOR dizem que às vezes tem confusão. E a UFC no Campus do Pici ninguém fala, mas têm umas lendas urbanas que as pessoas às vezes são assassinadas no Campus do Pici e até acham cabeça enterrada às vezes, no Bloco da UFC Virtual onde eu fiz Tecnodocência era só mato antes de fazerem o bloco e diz uma Lenda urbana que já acharam uma mão sem os dedos e ninguém ficava na parada de ônibus lá em em frente a noite. Mas todas as faculdades públicas ou particulares têm suas confusões e até morte e estupro às vezes acontece sim e todas as grandes instituições de nível superior têm dessas histórias e Lenda Urbana toda metrópole ou cidade média tem. Enfim, eu acho melhor fazer só a UFC Letras Português e Francês na Federal do CE que eu termino em mais 5 semestres, esse e mais 5 se for passando e tá sim mais perto que longe e minha irmã com  os bonecos dela, eu sei de tudo que ela apronta e nem me surpreendo mais com as histórias e mudanças de humos dela. Enfim essa é minha vida. E vida que segue. Ainda vou terminar essa Caverna do Dragão em 2025 mas vou terminar e vou passando sim. Estava preocupada com mina vida acadêmica mas a UFC a federal do CE meu curso de Letras Português e Francês na Federal do CE, vou terminar sim em 2025 vou estudar bastante e vou terminar sim, em 2025. E essa é minha vida. E a Parábola continua. E acompanhem minha vida de executiva cansativa mas feliz. E minha novela do dia a dia. Eu vim só postar isso. Somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos. Essa é minha vida e vida que segue. Abraços em todos do mundo que leem meu blog. Abraços. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.


Nenhum comentário: