domingo, 1 de janeiro de 2023

01/01! Entre outras coisas niver da minha irmã um pouco mais velha que eu!

 Olá!

01/01! Niver da minha irmã mais velha! E já se nota uma diferença menor entre a gente, não estamos mais velhas nem velhas, estamos ambas adultas e eu já sou madura. Ela tem um estilo de vida bon vivant que quem dera eu tivesse a oportunidade de ter! Ela tem uns amigos, uma turma para sair. Eu nunca tive uma turma para sair. Sem mais fofocas da minha irmã. Ela não está ficando velha só vivendo mais. Uma pessoa racional e na maior parte das vezes responsável. Não quero meter o pau nela no dia do aniversário dela, é uma boa moça e pronto! E além de niver da minha irmã mais velha, hoje é a posse do novo presidente Lula, tudo vai entrar nos eixos, pois o Lula criador do CEJA, companheiro dos trabalhadores que criou o PT vai mudar nossa situação para muito melhor. Na parte, educação, proibir queimadas na Amazônia, geração de empregos e mais uma vez educação e mais verbas para educação vai melhorar muito! E a saúde e a melhoria do SUS e mais verbas para o SUS vai ser melhor que o Bozo também. Eu quero é melhorias para a população e não lucro apenas para as empresas privadas. Fora que o Bozo deu o auxílio emergencial, ainda cortou quando todos precisavam. Quis beijar e dar o tapa. Eu sou de esquerda é uma ideologia que prioriza o povo, os pobres mesmo, não dá apoio só aos empresários como a direita. Isso eu sei explicar. Que a esquerda é para o povo e pelo povo, a direita só prioriza o lucro e o ganho de dinheiro concentrado nos mais ricos. Os de direita detestam pobres. E o Brasil cresce, com homens, livros e geração de empregos. Ok? E bem só vou falar de mais uma coisa que eu gosto de falar do PT, o Lula, o fundador do PT, ele não fala mas acho que ele criou o CEJA mas ele não fala sobre a escolaridade dele, ele sabe ler e escrever e acho que até ele terminou o CEJA depois de adulto, mas não comenta sobre isso. Pois para não ser diminuído, ele fez curso de torneiro mecânico, mas só malmente fez o primário, mas nos dias mais atuais até na época do governo dele ou até antes não tenho certeza, mas acho que ele não fala para fazerem pouco dele que ele é burro não terminou com a idade certa e fez supletivo, mas acho que ele terminou um CEJA. Um Ensino Médio completo não duvido que ele tenha feito, depois de adulto. Até balconista de farmácia tem Ensino Médio, completo, porque o Lula que é inteligente e fala até bem e lê e escreve não teria o Ensino Médio completo? É um batalhador e um homem do povo, um novo rico, que sabe o que os trabalhadores passam pois veio lá de baixo. É sim. E a luta continua. Estou animada com o ano novo desde ontem a noite, fui só eu que fiquei arrumada e maquiada para o ano novo e ainda fiquei acordada até tarde ouvindo música no You Tube, escrevendo na munheca nos cadernos pois tenho o hobbie de escrever na munheca mesmo, pois tenho disgrafia penso mais rápido que escrevo, um problema neurológico que tenho que escrever na munheca para escrever melhor na mão e racionar melhor. Botar ordem nas ideias e no que escrevo, escrevendo. Por isso fiz Letras. Gosto de ler e escrever são meus hobbies que ocupam minha mente. E como boa cristã católica adoro puxar o terço, rezar é amar! Ok? E vida que segue. Só estou animada com o ano novo. Vida que segue e faço planos para o futuro próximo. Estudar cada vez mais. Terminar a Cultura Francesa de novo do Francês 2 ao Francês 7, melhorando meu francês. Talvez eu dê aula de Francês se melhorar bastante meu Francês. E passar no Francês 4 falando melhor, escrevendo a parte gramatical das provas da graduação melhor. Eu obtive a seguinte dica de cursos de línguas da minha irmã já que é niver dela vou falar um pouco de coisas boas que ela faz para mim. Faça a tabela dos verbos e decore para fazer na prova bem, depois a gente esquece os verbos pode esquecer na língua estrangeira que a gente erra português também. E ela fala bem alemão e terminou a cultura alemã com muito esforço. Já tinha bom ouvido para inglês, eu não escuto bem inglês não entendo muito, e ela já começou o CLEC no avançado. Quem tem ouvido rápido, fala bem. Pois  entende a língua. E eu até entendo um pouco de francês mas não falo muito. Sei pouco conversação e escrevo pouco em francês. Sou razoável nas 4 competências, falar, ouvir, ler e escrever. Por isso sou B1, terminei o CLEC como B1 em francês. Nem terminei e já sou B1. Por isso com um bom esforço da minha parte termino o B2 em Francês na graduação. Todo mundo pergunta quando falo que faço Letras Português e Francês, perguntam se é Casa de Cultura, todos pensam que Letras é só português. Eu digo que faço graduação, que posso ser professora de Português e Francês e faço Francês na Cultura por fora  e ainda digo que não terminei pois tive esse problema de fazer o Francês 2 sete vezes e ainda estou no Francês 4 vai até o 8 e eu ainda faltam 13 disciplinas para terminar, está mais perto que longe já sou pré formanda. Digo que já terminei o CLEC como B1, e terminando a Cultura como B1, depois posso terminar o B2 e a Cultura ajuda na graduação, posso terminar como B2 se conseguir acompanhar a cultura e falar melhor. Na Cultura querem que você fale e na graduação querem que vocês escreva. E eu ainda falo, que tem 5 habilitações: espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Para dar aula de línguas, alguns cursos pedem Letras na língua estrangeira. Acho que na UECE ou é só português ou só a língua estrangeira, mas acho que já dão português e a língua estrangeira a dupla habilitação na UECE. E português é difícil e francês também é. Não subestime Letras tem que saber ler e escrever e a gente pena muito em português e literatura é o que é mais difícil em Letras. História eu não queria, seis vezes literatura. Geografia também é difícil, eu não queria. Direito acho difícil, eu não queria é 8 vezes literatura. E filosofia é mais difícil ainda, é 9 vezes literatura. Tem cursos da humanas que eu não queria, pois não me identifico e acho difíceis e mais difíceis que Letras. Na área da saúde eu acho que não faria odonto, tem suas dificuldades em odonto e eu não me identifico. E eu queria medicina, mas não faço muitas questões no ENEM e por isso só passo na particular. UFC se tornou das mais concorridas por causa do ENEM, é muita gente de outros estados e até outros países da América do Sul, até europeus vêm fazer UFC. UECE me disseram porque a UECE faz questão de ganhar o dinheiro do vestibular, a UECE tem poucas verbas. A UFC é rica pois é federal e recebe dinheiro por mais que corte 2 bilhões da UFC a universidade recebe dinheiro da União. Já a UECE não aderiu ao ENEM pois recebe pouco dinheiro do estado do CE e precisa desse certame, pois faz questão de ganhar o dinheiro do vestibular, mais de 4 milhões em todos o Campus. E várias cidades do interior do CE tem UECE. E ainda vão se mantendo. Universidade boa no Brasil é a pública, na parte pesquisa e corpo docente é. E quem não pôde fazer as públicas que só no CE tem a grandiosa UFC que cresceu e é umas das mil maiores Universidades públicas do mundo, as estaduais no CE é um dos poucos estados que têm 3: UECE, URCA e UVA. URCA é Regional do Cariri no sul do estado. UVA em Sobral é pública e é uma estadual. E no CE têm várias instituições particulares daqui e de fora. UNIFOR é bom para quem faz um esforço para pagar pois não passou nas públicas. E normalmente faz as particulares quem não passou na UFC ou UECE. A UFC é grande pois é uma FEDERAL, uma das maiores do Brasil e uma das mil maiores do mundo. Com o ENEM, no SISU que é o site que oferta as vagas para as Universidades públicas, por isso o ENEM muita gente faz e uns se saem muito bem, só faço 500 e não me saio muito bem nunca me sai, mas sei que mesmo quem faz menos da metade faz 700 pois acertou as fáceis. Pois acertar as fáceis ganha mais pontos, pois se acertou só as difíceis errou, tem que fazer bastante postos nas cinco competências inclusive na principal, a redação. Tem gente que acha o ENEM fácil e só fazer a prova naquele Iron Man que você passa 4h para realizar as provas e desenvolver questões que tem que interpretar os enunciados longos, eu fui a única da família que entrou na UFC num curso que eu sempre quis Letras, pelo ENEM e não foi fácil. Só realizar o ENEM nos dois dias sentada 4 h na cadeira não é fácil. Meu irmão diz que fiz todas as edições do ENEM e só passei uma vez. O ENEM se tornou obrigatório em 2009 até na faculdades privadas. E poucas pessoas fazem 700, quando se garantem. E eu só faço 500 com muito esforço. Em fevereiro sai o resultado do ENEM que em fevereiro já abre as ofertas do SISU. E vou ver o que consigo ainda quero Letras, vou tentar entrar de novo e vou enviar os documentos em PDF na inscrição Online, agora com a pandemia tudo se tornou online. As aulas presenciais voltaram, estamos voltando ao novo normal, mas as aulas online que tivemos por causa da pandemia, estão bombando as aulas online. Amei o Ead. Tem 20% de desistência pois as pessoas não acompanham o ensino online. Mas eu terminei a UNINTER, Letras, não foi fácil. Não subestime o Ead que é difícil. Eu tive fôlego e coragem e fiz. Tenho um diploma de Letras Português da UNINTER. Tinha gente fazendo bullying comigo que eu não tinha nem o primeiro grau. Não foi fácil nem terminar o Ensino Médio, não foi nada fácil, eu fiz módulo por módulo no CEJA, eu tive dificuldade em trigonometria e só sei álgebra, aritmética são as 4 operações, sei. Álgebra, a parte boa da Matemática pois é mais fácil que geometria, resolvo vários livros de álgebra. Eu sabia um pouco de álgebra desde a 7º e 8º série quando comecei a dar polinômios, no Ensino Médio aprendi um pouco de cálculo e até binômio de Newton soube fazer estudando pelos livros, resolvia as questões lindas (difíceis) dos livros, os professores de matemática Bec e Migs, disseram que sei mais matemática que eles. Álgebra acho a parte mais gostosa da matemática, pois é mais fácil, os professores de matemática dizem, que é difícil, mesmo a álgebra. Bem fui persistente e tentei e não desisti para chegar até aqui. A essa altura não posso mais tirar o Francês, pois teve essa mudança de curso não pode mais tirar a língua estrangeira. Não sei como está Letras na UECE,  mas acho que lá tem dupla habilitação, Letras português e a língua estrangeira. No tempo que eu estava nos processos seletivos, eu não queria pois era só Letras Francês, acho que agora tem dupla habilitação, mas não sei depois eu digo num outro próximo post com certeza. E vida que segue. Para completar a academia, eu a essa altura ou desisto ou termino. Não subestime Letras e é difícil mesmo. Eu fiz Literatura brasileira e portuguesa as primeiras, 3 vezes. E não se preocupe que eu falo errado e escrevo errado nem sei escrever muito bem academicamente e estou aprendendo, mas a gente erra português até, e a gente erra em língua estrangeira também. E até os estrangeiros erram, sua língua materna. Ok. Desencanem todo mundo erra até português, para falar e para escrever também, desencanem todo mundo erra. Tem uns que erram menos até. Mas todos erram até português. E a cultura letrada, letramento é quando você lê e entende o que lê, o cara é letrado quando lê até o que não gosta. Ok? Para você dizer tem que ler os livros grandes, grossos, tipo calhamaço e entender. ok? Vida que segue faço planos pro futuro próximo e para planos a longo prazo também. Vou passar no Francês 4 e melhorar meu francês. Vou fazer a Cultura Francesa de novo. Assim como fiz o Francês 2 sete vezes e passei. Fiz 7 vezes, eu reprovei 6. Eu vou cursando e melhorando o meu francês e terminar o Francês 8,como B2. Vai dar tudo certo meus projetos, são estudar. Depois que eu terminar, vou ver o que fazer da minha vida acadêmica e profissional. Posso até tentar os concursos para Adm, só para saber como me saio. Mas vai dar tudo certo sim. E tenho que ter paciência. a minha é bem curtinha. E a luta continua. Hoje é niver da minha irmã, posse do Lula e tudo de bom. Acompanhem minha vida de executiva cansativa mas feliz. E minha novela do dia a dia. E somos mais fortes que pensamos e vamos ser mais felizes que imaginamos. E a luta continua. Na minha vida vou lutar, até alcanças minhas metas e conquistar meus objetivos, acadêmicos e profissionais. E vou estudar enquanto tiver saúde. E a Parábola continua. Abraços em todos. Bom ano de 2023! Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

Nenhum comentário: