sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Semestre 2020.1 acabou hoje!

 Olá!

O semestre 2020.1 (ainda é 2020.1 por causa da Pandemia), da UFC acabou. Estou aguardando o resultado de fonética do francês. Já passei nas outras. Como a site da UFC para ver as disciplinas  o Sistema de Gestão de atividades acadêmicas (SIGAA) está congestionado pois hoje é o último dia para fazer supressão de matrículas (um nome bonito para trancamento parcial), não consigo acessar o site para ver se minhas notas já foram lançadas no histórico escolar. Já passei em Cultura Francesa (passei pro francês 4), laboratório de criação literária e morfossintaxe do francês, falta só o resultado de Fonética de Francês mesmo. Quando a professora tiver o resultado ela diz no privado no whatsapp. Vou ver se sai esta semana. Tô ansiosa. Vou já saber. Tomara que eu passe. Vai dar tudo certo. Se Deus quiser passo em todas. Vai ser a terceira vez que passo em todas. Sempre tenho uma ou duas reprovações. Mas vou passar. Vou terminar Letras Português e Francês na UFC. Daqui para 2022 no fim do ano termino. E vai minha família toda para a colação da UFC, minha família a turma toda mais uns amigos. A colação de grau da UFC é muito linda, grandiosa, na Concha Acústica na Reitoria e vai muita gente. Por isso vai a turma toda mais uns amigos que quiserem ir. Daqui a dois anos me formo em Letras Português e Francês na UFC, tá perto, quando passa a gente acha que passou rápido. Tem gente que quer terminar logo por isso acha que demora pois fica ansiosa. Mas graças a Deus o tempo passa, todas as feridas cicatrizam com o tempo, e tudo passa. Eu tô no 15º semestre. Era para terminar este ano. Mas como faltam poucas disciplinas só 15, e tô passando nas disciplinas, faltam só a Língua e cultura francesa do 4 ao 8, 5 disciplinas de educação de francês (falta passar em fonética por isso conto com ela), 2 estágios (que vou fazer no último ano), mais literatura francesa da 1 a 4. E pronto termino Letras Português e Francês. Se passar num concurso para assistente administrativo, vou ver se faço enfermagem e psicologia na particular a noite e mestrado e doutorado em psicologia, ou se vou ter uma carreira acadêmica em Letras e faço mestrado e doutorado em Literatura. Esse é o plano B, pois não consigo nada para dar aula. Ou se faço mestrado aqui (com bolsa de mestrado ), o doutorado na França e vou dar aula de Português no Liceu em Paris, esse é o plano A. O plano C é se me garantir no ENEM vou para enfermagem ou medicina na UFC, esse é o plano C. Ou se não conseguir nada em Letras e não passar em nenhum concurso, vou fazer outra faculdade, talvez música e se ficar solteira vou atrás de ganhar o dinheiro o copyright dos meus livros tipo 3 mil ou até 6 mil posso ganhar, essa é derradeira o último caso, ganhando o dinheiro dos meus livros vou morar sozinha e vou fazer música na UFC e vou fazer mestardo e doutorado na França, essa é última opção, afinal faço Letras por gosto, por gostar do que faço, se quiser algo que me dá prazer é fazer o que gosto é música, se fizer Licenciatura em Música faço violino, violoncelo, viola e contra baixo acústico vou terminar e vou fazer o mestrado e doutorado em música na França, vou ganhar o dinheiro dos livros lá e vou tocar e estudar música na França. Essa é a última opção. O Plano D. Caso eu não mude de ideia vou ficar entre fazer mestrado e doutorado em Letras (o mestrado aqui e o doutorado na França). Ou o plano B fazer ou pós graduação em Literatura ou fazer enfermagem e psicologia na particular, isso sendo assistente administrativa da UFC. O plano C enfermagem ou medicina se me garantir no ENEM e passar em enfermagem ou psicologia na UFC, isso é o mais difícil de todos, se conseguir vou morar aqui no Brasil, se passar em medicina não farei outra faculdade e vou ser muito bem sucedida como psiquiatra. OK? O plano D é mais fácil de realizar apesar da luta em se formar em música que é mais difícil que Letras, se tiver bom desempenho acadêmico tanto posso fazer o mestrado e doutorado em artes virado para música como posso fazer mestrado e doutorado em música na França, pode ser a última escolha mas posso ser muito feliz e ter o prazer de fazer algo que é tocar e vou finalmente tocar vários instrumentos que é um sonho meu. E dois dos 4 planos incluem morar na França, tanto posso fazer a pós graduação lá e voltar como posso ficar morando 30 anos lá se arranjar emprego efetivo. Os 4 planos são ótimos! São boas opções para quem quer estudar e trabalhar. Em 2023 não descarto a opção de fazer outra faculdade se Letras não der certo e não passar em nenhum concurso. E estourando em 2026 termino música, em 2027 termino Enfermagem, em 2028 termino medicina. São cursos tops. Assim como Letras é meu curso. Seguir carreira acadêmica em Letras no máximo em 2024 sou mestra. Em 2025 vou fazer o doutorado na França. Talvez volte em 2028 e dê aula de francês na casa de cultura. Talvez fique por lá e só volte em 2055. Em 2055 vai ter um monte de gente que conheço já falecida. Afinal o caçula dos filhos da minha avó já tem 59 anos, se tiver vivo em 2055 vai estar velhinho. Minha mãe não sei. Mas acho que chega nos 100 anos. Ela tá bem. Meu pai já vai estar falecido, pois é cheio de doenças mentais e orgânicas. É isso. Já vai ter umas pessoas falecidas. E talvez eu tenha pelo menos um casal ou três filhos. Vou ter casado com um bom rapaz e ter filhos com ele. Isso é. Minha ginecologista disse que estou na idade fértil ainda, tô longe da menopausa sou muito fértil, eu menstruo direitinho. Só que tomo anticoncepcional injetável e não ovulo, nem menstruo, tenho um leve sangramento todo mês. Por isso uso absorvente. Enquanto tiver esse sangramento eu sou fértil. Se eu casar com um rapaz sem filhos, ele vai querer ter filhos comigo, para formar a família vou parar de tomar anticoncepcional, mas quando eu tiver o filho para não ter um em cima do outro vou voltar a tomar. Se me casar quero ter filhos. Se eu não casar não vou ter mais. Já tive 10! Fora os dois abortos espontâneos, foram acidentes. Comecei aos 13. Aos 25 encerrei. Eu comecei e encerrei cedo. Eu não liguei as trompas, pois sou nova e ainda posso ter filhos se quiser. Não vou ligar. Talvez eu case um dia. E caso não case vou continuar tomando anticoncepcional. É isso. Voltando a carreira acadêmica. Dizem que tem gente que faz faculdade e não estuda. Se não estuda não se forma. E se formar é uma luta. E minha história de superação nos estudos começou na alfabetização, aprendi a ler e escrever sozinha. Reprovei a alfabetização e aprendi a ler e escrever sozinha, depois reprovei a sexta série, a sétima e duas oitavas, fiz ciências no CEJA e terminei o Ensino Fundamental em 2002, depois comecei a fazer o supletivo do Ensino médio em 4 de outubro de 2004 e terminei em 5 de fevereiro de 2010. Eu passei uma era para terminar o CEJA, tive uns problemas, passar nos módulos, sem contar que minha mãe biológica faleceu, e comecei a fazer tele no IFCE, não passei no ENEM para conseguir o certificado do Ensino Médio, aí terminei o CEJA, não só mostrei o certificado do Ensino Fundamental para todos, o do Ensino Médio que fiz questão de mostrar, olha só até eu terminei o CEJA! E foi uma luta. Fiz o ENEM como quem não quer nada e passei lá embaixo nos classificáveis e ainda me chamaram. Foi assim que passei em Letras Português e Francês na UFC. Eu achava que não iria terminar Letras Português e Francês na UFC por causa do meu problema com o francês 2 da graduação, por isso tentei vários processos seletivos em várias faculdades, tentei UNIFANOR, UVA (IDJ), UNIFOR, passei em todas mas não deu para cursar. Até que pesquisei na internet faculdade de Letras em Fortaleza CE, vi o site da UNINTER. Me inscrevi no processo seletivo pelo ENEM passei, mas não consegui mandar meus dados cadastrais para o site da instituição. A UNINTER de Curitiba me ligou e consegui ir no Polo da instituição na Bezerra de Menezes perto da minha casa e me inscrevi. Fiz matrícula. Fui no Campus do Pici pegar a declaração de vínculo com a UFC. E levei as disciplinas cursadas para fazer aproveitamento de disciplinas. Aproveitei 13. Então aproveitei um ano e um pouco. E vou me formar em 3 anos. Na verdade 3 anos e meio por causa da Pandemia , era para terminar no meio deste ano, mas perdi um semestre por causa dos estágios. Já sou formanda na UNINTER, já fiz 3 estágios, falta só um, já vou escrever o relatório, já tenho minhas horas complementares. Falta praticamente só TCC que Sociolinguística termino este fim de mês. Falta praticamente só o TCC. Em novembro para dezembro apresento o TCC, acho que vai ser nota 10,0. Já tá lá no site das disciplinas o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) que sou formanda. Tá bem pertinho. Termino no fim do ano. Minha mãe vai ver se a gente dá uma festinha para comemorar minha primeira graduação. O primeiro diploma no currículo Lattes. É isso. E a UFC tá perto também. Dois anos só. Tá perto. Daqui a pouco termino a Letras Português e Francês na UFC também. Passa rapidinho. Quando passa a gente acha que passou rápido. Minha carreira acadêmica é essa.

Eu mandei um email enorme para uma amiga da faculdade da UFC. Ela se estressou comigo uma vez. Mas ela já pediu desculpas. Eu nunca mais liguei para ela. Quando ela precisou de mim eu ajudei. Há pouco tempo atrás ela tava depressiva. E me chamou no whatsapp ela que me chamou que me procurou. Mas acho que ela tá bem. Ela não tem mais redes sociais se cansou de exposição. Tá certa. Por isso eu mandei um email enorme. Queria desabafar. Não sei se ela leu. Mas ela não respondeu. Deve ter se enchido com meus problemas. Ela fez duas disciplinas comigo, na graduação. Depois sumiu. Num instante fez o mestrado. Já é mestra. Já passou no doutorado (tudo em Literatura Comparada), e ela passou no concurso para professor de Língua Portuguesa do Estado do CE. Ela tava depressiva pois não conseguia emprego. Eu falei para ela deixar currículo e esperar ser chamada no concurso. Ela disse que tá chateada que não foi chamada ainda. Eu falei que não tô conseguindo nada para dar aula que não consigo nem reforço escolar, que não passava no francês 2 ( eu tô no francês 4), que não passo em nenhum concurso e falei tô fazendo outra faculdade, passei na cultura francesa e finalmente passei no francês 2, que quero fazer o doutorado na França. E que quero morar lá. Ela disse que tudo vai dar certo para mim, que sou lúcida e sei o que faço, sou responsável e se fizer o doutorado e voltar vou conseguir dar aula de francês aqui. E falou que não era para ser o crush o homem que vai casar comigo ainda vai aparecer. Deus a ouça. Ela que é responsável e sabe o que faz. É uma pessoa estudiosa que apesar de ser depressiva às vezes é normal. E tem psiquismos. Por isso adivinha as coisas. Ela quando me pediu desculpas eu falei que tudo bem ela é uma boa moça. E que o novo namorado que ela conheceu na UFC e ainda estão juntos vão casar mais para a frente. Ela disse que vai me chamar para o casamento. Ela sumiu na Pandemia. Eu não tenho ninguém para conversar eu me desentendi com minha amiga de infância cearense que me vendia as coisas e aperreava para eu pagar. Ela me esculhambou quando falei que não tenho dinheiro e eu falei vai começar com o show? E ela me bloqueou. Ela não tem semancol. Eu tenho. Minhas amigas da faculdades que trocam ideias comigo todas têm. Na UFC quase todo mundo tem semancol. Minha amiga de infância cearense não tem. Eu tenho. Enfim. Eu não tinha com quem conversar e não tenho. Minha consulta com a psicóloga é só meia hora e é semanal. Meus psiquiatras vou só para pegar receita para injeção. O Dr F meu psiquiatra do Montese, até conversava comigo, mas ele não atende mais meu plano de saúde ele que falou para quando minha mãe estiver gritando comigo mandando eu calar a boca eu saísse de perto, afinal ela tá errada e a gente tá errada também se discutir com um ignorante. E esse mesmo médico Dr F disse que quando eu quiser conversar vá na casa das amigas. Afinal com a Pandemia eu não vou nem na igreja mais. Só vou na igreja no Natal e no ano novo. Eu leio a bíblia às vezes e à vezes também rezo o terço. E às vezes leio livros cristãos. E todo dia medito. É isso. Quanto a não ter com quem conversar escrevo neste blog, escrevo num diário de papel que tenho eu escrevo às vezes. Vou ler meus textos da faculdade e outras coisas. Fora caminhada que faço toda semana várias vezes. E converso muito no whatsapp. Fora as músicas que escuto. E passo muito tempo no computador fazendo inclusive meus trabalhos da faculdade. Que tô terminando duas faculdades. Não preciso da amiga de infância cearense. Ela quer me vender as coisas para me cobrar me aperreando para pagar. Ela disse que sou a melhor cliente. E se tô lisa ela fica dizendo que demoro a pagar que vou lascá-la. Ela não tem semancol. Nunca teve. E chora miséria e conta vantagem. Eu não preciso dela que tenho outras amigas. Eu vou deixar o dinheiro na casa da mãe dela e vou parar de comprar dela. Desgosto. Enfim tenho vários amigos e muitas amigas. Conheço todo tipo de gente. Tenho vários amigos. Só não tenho contato com  mais amigos. Quando vejo eu considero apesar da distância. A Anne, ex do Primo Perdido. Eu conheci o Primo Perdido através dela e da família dela. Afinal eles também são primos. E ele é mais meu primo do que ela é aparentada comigo. Sou uma Lisboa é mais genealogia. Welka é mais estética. Bonita sou eu. Eu sou a estética Welka e minha congenitude (parentesco com os outros ) é muito grande! Eu conheci o Primo Perdido através da Anne, da mãe dela, enfim, me levaram lá e tiraram uma foto o carregando no colo com 5 meses, na casa do meu sobrinho casado tem essa foto, tem foto minha da gente se abraçando e acho que tem foto da gente já rapaz e moça eu sentada no colo dele que ele cresceu rápido. Ele sempre foi lindo. Tem gente que acha que ele era mais bonito pequeno. Mas o acho bonito hoje. Já deu tudo o que tinha que dar. Ficou só a amizade. Nem vou atrás dele na casa dele que a gente vai acabar ficando. E vem uma família aí vou ter um neném dele se a gente for ficando mais para a frente que ele não vai querer que eu tome anticoncepcional, se eu ficar com ele vai ter neném. Nem vou atrás dele. Ele meio que me chamou para a casa dele mas eu não quis ir. Eu já fiquei com outro cara, um novo homem na minha vida e na minha lista de ficantes. Esse cara foi o crush. Não quero saber de ex namorados. Ou conheço outro cara para namorar ou fico sozinha. E não tenho problema em ficar sozinha já me acostumei com o celibato. A gente se acostuma em ficar solteira. Quanto a amigos posso não ter contatos mas revejo e apesar da distância continuamos amigos. E quanto a namorado, homem é que nem biscoito vai um vem dezoito. E segundo minha irmã mais velha namorado a gente arruma mesmo que não queira. E quanto a minha carreira acadêmica e profissional ainda vou estudar e trabalhar muito. Tô começando a vida. Vou sair na compulsória em 2055 com 76 anos ou talvez em 2054 com 75 anos. Em 2025 vou ter 46 anos. O tempo passa graças a Deus.

Enfim outro post longo. Vou ficando por aqui. Histórias e histórias. Meu notebook tá com o teclado quebrado. O técnico de informática disse que troca por 150,00 e faz a supervisão por 100,00 esse preço 250,00 é o menor preço que ele pode fazer. Tá caro. Por isso minha mãe mãe não vai pagar. Ela disse que quando eu comprar o notebook novo ela quer o velho. É apego pois foi ela que me deu. Ela acha que é dela. Se eu comprar o novo vai ser 3 mil na promoção. Que custa até 4 mil um desses. E vou comprar no cartão vou passar dois cartões de crédito. Vou comprar um celular novo no começo do ano de 2021 quando tiver pago os dois cartões de crédito que tô devendo. Tô limpando meu nome. Vou deixar o dinheiro que devo a minha amiga de infância cearense na casa da mãe dela para ela parar de me aperrear. Não vou mais comprar mais nada dela. Desgosto. E vou dizer o resultado de fonética do francês quando souber. O semestre 2020.1 da UFC terminou. Agora em 10 a 12 de novembro vão ser as matrículas online. 4 a 6 de novembro vão ser os pagamentos da taxa de matrícula de 80,00 da cultura francesa. De dezembro a abril vai ser o semestre 2020.2 por causa da pandemia vai ser todo online. E o semestre de 2021.1 vai ser de maio a setembro. De outubro a fevereiro vai ser o semestre 2021.2. E finaliza o ano letivo. E vai regularizar o calendário da UFC em 2022. Em 2022 termino Letras Português e Francês na UFC. Já vou ter terminado a UNINTER. Já vou ter cultura francesa concluída. Já vou estar terminando a cultura italiana. E já vou ter passado no semestre 2 da cultura britânica. Minha história de superação nos estudos. E a Parábola continua. Nunca vai se dissipar. Deus nos abençoe. Abraços. Tchau, tchau!

Ass: Carolina Lisboa de Lopes Freire.

Nenhum comentário: